Guarda Civil Municipal de Vinhedo intensifica patrulhamento nas regiões comerciais durante os períodos de Natal e Ano-Novo


A Guarda Civil Municipal – vinculada à Prefeitura de Vinhedo, pela Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social – já desenvolve na cidade suas ações de patrulhamento voltadas ao reforço da segurança nas áreas comerciais, em atendimento ao período de funcionamento do comércio em horário estendido, compreendido das 8 às 22 horas. Além de beneficiar os comerciantes, esta atuação especial da corporação – que segue até o próximo dia 24 – também visa garantir tranquilidade à população em geral que optar pelo horário ampliado à realização das tradicionais compras de fim de ano. Dentre as regiões contempladas estão as Central, Capela, Portal e do bairro Nova Vinhedo.

De acordo com o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, este importante reforço nas ações de patrulhamento da Guarda também tem por objetivo cooperar e complementar as atividades desenvolvidas regularmente pelas polícias militar e civil, voltadas à prevenção da prática de furtos e roubos. “A proposta é justamente oferecer, a partir da intensificação do patrulhamento da Guarda nas áreas comerciais, mais tranquilidade e segurança tanto aos comerciantes em suas vendas, desde o momento em que ocorrer a abertura dos estabelecimentos até o seu fechamento; quanto aos consumidores, para que não deixem de prestigiar o comércio local e para que possam fazer dos momentos que vão às compras mais uma oportunidade de compartilhar situações agradáveis junto aos seus familiares e amigos”, disse.

Dentro desta operação especial o secretário municipal de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella, ainda explicou que as atividades desenvolvidas pela Guarda Civil Municipal são feitas de acordo com a demanda de cada local e envolvem todas as equipes da corporação, com destaque ao uso de cães do Canil Municipal, no patrulhamento a pé e que também é feito pelo efetivo regular; e com o uso de motocicletas e viaturas do grupo Rondas Ostensivas Municipais (Romu).

Ainda de acordo com o secretário municipal da pasta, a intensificação das formas de patrulhamento também conta com o apoio do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (Gapa), da Guarda Civil Municipal, por meio de sua equipe de patrulhamento comunitário que faz uso de bicicletas do tipo mountain-bike. Esta se dirige à região Central para contribuir às atividades de patrulhamento comunitário logo após o término de suas atividades regulares na Represa I, na Represa João Gasparini, também conhecida como Represa II; e na ciclofaixa existente no Jardim Nova Canudos, por volta das 20h30. “Também vale lembrar que mesmo com a intensificação das ações da Guarda nas regiões em que haja comércio, o patrulhamento nos demais bairros da cidade continua a ser feito normalmente”, falou Toninho.

Fique atento

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Osmir Cruz, tão importante quanto às ações de patrulhamento preventivo e comunitário em andamento na cidade é a atenção da população no momento de suas compras, que também pode evitar situações de risco e que facilitam a ação de infratores nesta época do ano.

Segundo o comandante, à sua segurança, o morador pode adotar cuidados simples e que podem minimizar grandes transtornos, tais como evitar carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção; evitar ter as duas mãos ocupadas e locais com grande aglomeração de pessoas. “Também orientamos os munícipes a evitar fazer compras portando quantidades elevadas de dinheiro, dando preferência ao pagamento com cartão e mantendo apenas uma quantidade pequena em espécie para pagamento de pequenas despesas. Outras dicas importantes são não deixar a bolsa, a carteira ou outros objetos comprados de forma descuidada sobre balcões, dentro de carrinhos de compras ou fora de seu campo de visão; e evitar retirar a carteira e contar dinheiro em público, para não chamar atenção desnecessária”, reforçou Osmir.

Dentro das dicas fornecidas pelo comandante da Guarda também estão avisar imediatamente os agentes de segurança da cidade se for verificada alguma situação ou movimentação incomum, ficar atento a empurrões e esbarrões, carregar consigo somente os cartões e os documentos necessários, separando-os em mais de um bolso (preferencialmente nos da frente); e também ter em mãos os telefones das centrais de relacionamento dos cartões, para que possam ser contatadas rapidamente caso sejam perdidos, extraviados ou furtados. “E às mulheres orientamos, ainda, para mantenham a bolsa sempre à frente do corpo. São cuidados simples, que evitam situações desnecessárias e que podem ser adotados por todos!”, disse Osmir.

Serviço

A população, sempre que preciso, pode contar com a Guarda Civil Municipal de Vinhedo e acioná-la em situações que interfiram negativamente em seu bem-estar social por meio do telefone 153 ou junto às viaturas que fazem o patrulhamento preventivo em todas as regiões da cidade.

À ajuda dos munícipes e comerciantes há também a base avançada da Guarda Civil Municipal na Capela – ao lado do terminal rodoviário do bairro – e postos de atendimento na Praça Sant’Anna e no Portal. Ainda na cidade, os moradores têm à sua disposição os telefones 190, da Polícia Militar, e também o número 181, do Disque-Denúncia.
 
Fonte:-

Nenhum comentário:

Postar um comentário