Santo André realiza mais uma fase de curso de tiro defensivo para GCMs


Desde abril, Método Giraldi é aplicado para 31 agentes; desta vez, guardas se transformam em ‘atores’ e encenam situações reais

Santo André, 25 de julho de 2013 – Santo André realizou mais uma etapa do curso de Tiro Defensivo na Preservação da Vida Método Giraldi para 31 agentes da GCM (Guarda Civil Municipal). Os guardas, que estão realizando o treinamento desde abril, já passaram por situações semelhantes às reais em uma PPI (Pista Policial de Instrução) montada no Centro de Formação da Guarda, na Vila Linda. Desta vez, os alvos de papelão utilizados na última fase foram substituídos pelos próprios guardas, que se transformaram em ‘atores’. A última fase do curso será em uma PPA (Pista Policial de Aplicação), onde os disparos reais serão efetuados de fato.

A instrução sob forma de teatro foi realizada em todo o espaço do Centro de Formação. “Aproveitei o terreno para criar situações que exijam do guarda grande capacidade de interpretar situações de alto risco e, em milésimos de segundos, decidir a atitude correta frente àquela situação. Esta é a mais perfeita forma de instruir o agente no uso de sua arma de fogo para servir e proteger a sociedade e a si próprio. O aluno aprende a agir com técnica, tática e psicologia nos diversos quadros imitativos da realidade”, afirma o comandante da GCM, Edson Lima de Oliveira.

O objetivo principal do curso é a preservação e a proteção da vida de pessoas inocentes contra disparos de arma de fogo. O agente deve fazer tudo o que for possível para resolver o conflito sem uso da força, sem tiros, sem bombas, sem invasões.
Durante esta fase, são usados simulacros de armas de madeira pintados de amarelo ou armas impossíveis de realizar o disparo devido à falta de algum mecanismo crucial para o disparo, por exemplo, a ausência de um tambor, em caso de revólveres, ou do ferrolho, em casos de pistolas. Em hipótese alguma é usado qualquer tipo de munição. Caso julguem necessário simular algum disparo, o barulho é emitido com a boca. “O objetivo é privilegiar procedimentos que na maioria das vezes são mais importantes que disparos”, esclarece o comandante.
O que é o método – A técnica Giraldi já existe há mais de 30 anos. Para desenvolvê-la, o coronel da reserva da Polícia Militar Nilson Giraldi valeu-se de décadas de experiência policial e de tiro. Ouviu centenas de depoimentos de policiais que estiveram envolvidos em confrontos armados, principalmente dos que foram feridos. Analisou centenas de ocorrências policiais com mortes e entrevistou centenas de policiais que foram processados, condenados, afastados do convívio de suas famílias e da sociedade em virtude do uso incorreto das suas armas de fogo.
Além disso, o militar analisou a forma da atuação armada de centenas de agressores da sociedade. Também contou com o acompanhamento de médicos, psicólogos, psiquiatras e parapsicólogos, que auxiliaram a analisar o comportamento humano, e o que ocorre no campo físico e psíquico do indivíduo quando, repentinamente, se vê envolvido num confronto armado. Passou a trabalhar com a mente humana, quando começou a ensinar e aplicar o método.
O curso de Tiro Defensivo na Preservação da Vida Método Giraldi é reconhecido internacionalmente pelo Comitê da Cruz Vermelha, Organização das Nações Unidas e recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Nele, o agente treina em um nível mais próximo da realidade (em ocorrências simuladas), almejando solucionar a ocorrência com a verbalização (negociação) e destaca a importância do domínio na atuação armada, bem como protege sua própria vida, a da vítima e a do agressor, visando sempre à preservação da vida e deixando o uso letal da força como último recurso.

Fonte:PMSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário