GCM de Sumaré cria equipe de Choque ( CDC - Controle de distúrbios civis )




A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, fez na manhã desta sexta-feira, 3 de janeiro, a entrega simbólica dos primeiros 190 EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que serão utilizados na criação de uma equipe de CHOQUE da GCM (Guarda Civil Municipal), que vai atuar na dissuasão de situações de tumulto ou em confrontos. Foram adquiridos pela Prefeitura, num investimento direto de R$ 39,2 mil, 20 escudos de proteção, 20 capacetes de proteção, 20 capacetes para policiamento, 20 conjuntos de caneleiras de proteção, 30 conjuntos de cotoveleiras táticas, 30 cassetes de borracha e 50 tonfas.

Em breve, será entregue o restante do equipamento adquirido especificamente para ser utilizado pelo CHOQUE, que será composto por 30 membros da própria Guarda especialmente treinados para a tarefa. Os planos para criação do grupo estão em andamento desde julho de 2013.

Também foi comprado, com investimento de R$ 161 mil, um conjunto de armamentos não letais, incluindo bombas de efeito moral, gás de pimenta e lançadores de balas de borracha. Neste caso, o fornecedor aguarda apenas a autorização final do Exército para realizar a entrega (a compra já havia sido autorizada pelo órgão federal).

“Nunca nossa Guarda teve equipamentos com este perfil. Agora nossos guardas serão treinados para utilizá-los, o que vai trazer uma maior sensação de segurança tanto para os integrantes da corporação quanto pela população em geral, que terá uma Guarda Municipal melhor equipada e mais bem preparada para situações extremas. Este investimento demonstra o respeito e a valorização do servidor nas suas atividades, dando melhores condições de trabalho a todos”, afirmou a prefeita Cristina Carrara.

Além da prefeita, participaram da apresentação dos EPIs o secretário municipal de Segurança, Luiz Carlos Piazentin, e os GCMs Valdemar Cruz, superintendente da corporação, Jair Ramos e Paulo Serra, inspetores, e o administrativo Francisco Gomes – todos integrantes da primeira turma, de 1991, e que se declararam bastante satisfeitos com os novos equipamentos.

“É exatamente o que a gente precisava, agora nossa GCM está 100% equipada e preparada para todas as situações. No início de dezembro, agentes da Polícia Federal vistoriaram a Guarda e elogiaram a situação material e de organização da nossa sede, inclusive dos prontuários funcionais de cada integrante. Eles olharam tudo, comprovando que temos condições de atuar nas ruas e portar armas. Quando se elogia a Guarda Municipal, somos nós, o secretário e a própria prefeita também”, comentou o inspetor Jair Ramos.

TUMULTO

Já o superintendente Valdemar Cruz lembrou que a necessidade de formação da equipe de apoio tático surgiu após os tumultos de 25 de juno de 2013, quando, após uma passeata pacífica de manifestantes, um grupo de cerca de 50 vândalos armados com paus e pedras de calçada acuaram cerca de 80 guardas e 40 civis dentro do prédio da Câmara Municipal, que teve sua fachada totalmente destruída. Três guardas foram feridos com pedradas na ocasião.

“Aquele foi o primeiro episódio do tipo na história de Sumaré, que nunca havia passado por algo assim. Isto demonstrou a necessidade de aquisição destes EPIs e também das novas armas não letais que receberemos em breve. É a primeira vez que temos um equipamento completo como este”, completou Cruz, mencionando também que a Guarda Municipal já conta com cerca de 90 pistolas semiautomáticas e que todos os seus 130 integrantes contam com o porte de armas em dia, além de terem passado por curso completo de reciclagem profissional entre março e maio do ano passado.

“Estas compras terão um impacto positivo enorme na atuação dos nossos guardas. Havia muito tempo que não se via um investimento público como este da Prefeitura na GCM. Isto trará um resultado imediato”, finalizou o secretário Luiz Carlos Piazentin, citando que dois integrantes já participaram, em dezembro, de um treinamento para o uso das armas não letais, e serão os multiplicadores deste conhecimento ao demais integrantes do novo grupo tático tão logo eles sejam entregues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário