Guarda Municipal de São José dos Campos recebe quatro novas viaturas >>

A Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu quatro novas viaturas que serão incorporadas à sua frota. Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (24) na sede da corporação, na Vila Industrial, o prefeito fez a entrega das chaves dos veículos à comandante da GCM, Maria dos Milagres Araújo de Farias.



Estas viaturas serão usadas no trabalho da Guarda de combate ao uso e tráfico de entorpecentes na cidade com base no plano nacional de enfrentamento do crack e outras drogas, proposto pelo programa federal “Crack, É Possível Vencer”. Na adesão do município ao projeto, em meados de 2013, a Guarda foi escolhida para atuar nas ações de autoridade e prevenção às drogas.
Com a chegada destes carros, modelo Sedan, a frota da Guarda Municipal passa a ser de 36 viaturas, 14 motocicletas e uma base móvel. Na ocasião, também foram entregues 100 pistolas de eletrocondutividade e 300 ampolas de spray de pimenta (gel e espuma).
O prefeito destacou o trabalho conjunto de combate à criminalidade e do dever das esferas públicas em fazer o uso moderado da força em defesa da sociedade. “O trabalho de combate às drogas é ainda mais complexo, pois lida com situações de saúde, questões sociais, fragilidade e vulnerabilidade. E mesmo que a pessoa aceite um tratamento e depois volte à dependência, nós não podemos desistir, pois qualquer ação para salvar uma vida, vale a pena.”
“Este reforço vai ampliar a capacidade operacional dos guardas nas ações de autoridade e prevenção às drogas”, afirmou a comandante da Guarda Municipal. Desde o início deste ano, parte do efetivo está passando por formação de polícia comunitária e treinamento para uso e manuseio dos equipamentos.
O secretário de Defesa do Cidadão elogiou o trabalho integrado da Guarda Municipal com as polícias Civil, Militar e Científica e a importância do uso destes equipamentos para a corporação. “A chegada destes recursos é motivo de alegria, pois tenho consciência do papel dos guardas, devido à sua preparação e comprometimento com a segurança da nossa cidade”.

Em maio deste ano, o prefeito esteve na sede do comando da Guarda Municipal fazendo a entrega de quatro motocicletas, também enviadas pelo Ministério da Justiça, para uso da corporação. No próximo mês, a frota deve aumentar ainda mais com a chegada de dois micro-ônibus, que serão usados como base móvel por serem equipados com câmeras de monitoramento.

Fonte: http://www.portalr3.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário