Artigo sobre As Guardas Municipais >>

A importância e regulamentação da Guardas Municipais
 

A necessidade da população relacionado com questões de segurança  é constante, quando o cidadão precisa de ajuda ele não quer saber se a cor do uniforme é cinza, azul, preto, etc, ele quer sim uma ajuda imediata.! Ajuda que muitas vezes é oferecida pelo município através de políticas públicas voltadas a segurança pública, ou seja em muitos municípios o serviço oferecido a população através das GCMs tem surtido um efeito positivo.

A regulamentação das GCMs através da Lei 13.022/2014, publicada recentemente e sancionada pela presidente. “Delega as guardas a proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência entre outras atribuições.” A lei oficializa de vez  os serviços prestados a população.

O trabalho desenvolvido pelas Guardas Municipais merece destaque, é sem dúvida uma força auxiliar para manter a segurança de cada cidadão,  dentro deste contexto vem desenvolvendo suas atividades de acordo com as necessidades de cada Município, sempre com o objetivo primordial de bem atender aos anseios da sociedade local que consequentemente faz parte do contexto estadual e nacional.

Vários municípios já possuem, podemos afirmar que isso não é uma medida para ganhar votos, a criação da GCMs também não visa competir com outras instituições no que diz respeito a Segurança Pública. Porém não podemos fechar os olhos para o brilhante  trabalho desenvolvido pelos guardas municipais sendo cada vez mais necessário.

A Guarda Municipal tem por objetivo integrar–se com a população do município, com diversas frentes de trabalho, além de realizar o policiamento preventivo, procura reforçar os  vínculos  de confiança  entre toda comunidade e a Guarda, estando  presentes no cotidiano da população com vários trabalhos realizados em diversas situações. Seu trabalho é muito importante no que diz respeito a segurança urbana, pois é neste contexto que podem contribuir significamente para atender esta demanda da população dos municípios.

 
Siderley Lima, consultor de segurança. GCM de Jandira, gestor em Segurança, membro da ABSEG 
( Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança ), autor dos livros : Manual do Instrutor de Tiro, Sobrevivência Policial no confronto Armado e Manual de Segurança Preventiva.




 
Siderley Lima, consultor de segurança. GCM de Jandira, gestor em Segurança, membro da ABSEG ( Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança ), autor dos livros : Manual do Instrutor de Tiro, Sobrevivência Policial no confronto Armado e Manual de Segurança Preventiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário