Grupo de Ação Ambiental – GAAM da Guarda Municipal de Natal



O Grupo de Ação Ambiental – GAAM, da Guarda Municipal de Natal, que funciona dentro do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, deu início nesta segunda-feira(23) ao projeto social AMANA – Agente Mirim Ambiental de Natal. É a segunda edição do projeto, que visa acolher crianças de 9 a 12 anos, carentes e em situação vulnerável do bairro Cidade Nova, mas que estejam matriculadas regularmente em escola pública. “Nós escolhemos aquelas crianças que não estão inseridas em projetos sociais e cujas famílias estão desestabilizadas emocional e financeiramente, que estão em processo de vulnerabilidade, explica a Guarda Ambiental, Luciana Lima, coordenadora do projeto.
Iniciado no ano passado, o projeto AMANA atendeu 30 crianças, de ambos os sexos, com orientações sobre o meio ambiente, higiene pessoal, cidadania, além de atividades esportivas e culturais. Este ano, serão cerca de 60 crianças que virão para as atividades no Parque, no contra turno das escolas onde estudam. “Nós tratamos as crianças como uma pedra preciosa. No início do projeto pegamos a maioria em seu estado bruto, em termos de cidadania, e trabalhamos para burilar e dar brilho próprio a cada uma delas”, compara a Guarda Ambiental, Minora Araújo, uma das monitoras do Projeto.
O objetivo é criar um vínculo entre as crianças e o Parque no sentido de formar agentes multiplicadores e cuidar da preservação da fauna e flora existente no local. “Antes da criação do projeto, algumas pessoas entravam no Parque da Cidade para destruir os objetos e matar passarinhos, além de usarem drogas”, adverte Luciana e completa: “Algumas delas passam por problemas seriíssimos em suas casas, no seio das famílias e aqui é uma espécie de fuga para elas”.
O Projeto AMANA funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h e conta com parcerias para a sua execução. As crianças inscritas, são acolhidas na portaria de Cidade Nova pelos monitores, recebem orientações de como se comportar dentro do Parque, conhecem as instalações, assistem palestras recebem lanches e fardamento que são fornecidos pelos parceiros. “Estamos assinando um convênio com a Semurb, que será nossa parceira e vai dar um grande reforço ao nosso trabalho”, comemora o Guarda Ambiental, Marconi Lucas, um dos monitores do Amana.
De acordo com a coordenadora, o GAAM estuda a execução de outro projeto para acolher adolescentes que saem do AMANA. “Nós queremos dar continuidade a esse trabalho do AMANA e não deixar os adolescentes desamparados enquanto não atingirem a fase adulta”, planeja Luciana.
O Parque da Cidade passou por uma reestruturação recentemente, principalmente na entrada pelo bairro da Cidade Nova e há um esforço conjunto de quem trabalha no Parque para a sua preservação, conservação e melhoria da qualidade de vida de quem mora nas suas imediações. “Sempre que um evento é promovido pela iniciativa privada aqui no Parque, nós solicitamos uma contrapartida, revertida em favor da comunidade carente do entorno e outras ações que o Parque desenvolve”, esclarece Luciano Capistrano, coordenador de Educação Ambiental do Parque da Cidade. Já o comandante do GAAM o Cga - Ivanaldo, enfatiza o apoio do Secretário de segurança e defesa social do município. O Dr. Paulo César,  na capacitação dos monitores e do comando da GMN pela disponibilização dos membros da equipe pedagógica.

enviado por

Nenhum comentário:

Postar um comentário