GUARDAS CIVIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA SÃO AGRACIADOS COM PALESTRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO




    Em continuidade ao exercício da Filosofia de Integração com as demais Forças de Segurança, Forças Armadas, Ministério Público e Judiciário do Município, a Guarda Civil de Sorocaba, juntamente com gestores representantes das corporações de mais dez municípios da Região Metropolitana, foi agraciada pela palestra seguida de debates ministrada pelo Excelentíssimo Sr. Dr. José Júlio Lozano Junior, Promotor de Justiça Criminal, acompanhado do também Excelentíssimo Promotor de Justiça Dr. Sidney César Ribeiro Sidow, Secretário Executivo da Promotoria de Justiça Criminal em Sorocaba, realizada nesta segunda-feira (27) no Salão de Vidro do Palácio dos Tropeiros.
   O palestrante convidado Dr. Júlio Lozano, explanou sobre a Estrutura do Ministério Público, suas Atribuições Constitucionais e a Integração com as Forças de Segurança, reforçando sempre a importância da contribuição das Guardas Civis na Proteção Comunitária do Cidadão, somado ao advento do novo Estatuto Geral das Guardas Municipais que estabelece atribuições de policia preventiva, da boa formação dos seus agentes, e do aumento dos dados estatísticos referentes às prisões em flagrante delito, decorrentes do patrulhamento preventivo e da credibilidade depositada pela população que cada vez mais vêm se encorajando e se comprometendo com a causa da segurança pública local, oferecendo sempre denuncias que levam os guardas a lograr êxito nas prisões de delinquentes.
   Aproximadamente 100 (cem) pessoas estiveram presentes e receberam com grande entusiasmo a explanação, dentre eles Comandantes, Subcomandantes e Inspetores das Guardas Civis dos municípios de Porto Feliz, Salto de Pirapora, Tietê, Tatuí, Iperó, Cerquilho, Laranjal Paulista, Votorantim, Araçariguama e Mairinque, sendo eles integrantes do 1º Curso de Oficiais Inspetores com Especialização em Gestão de Guarda Civil, alunos do Curso de Formação de Guardas Civis de Sorocaba e Iperó e também do Corpo de Graduados e Oficiais da GCM de Sorocaba, além das ilustres presenças do Vereador do município de Mairinque, Sr. Luiz Augusto Conceição, do Corregedor da Guarda Civil de Sorocaba, Dr. Luís Antonio Gallerani Cuter, do Defensor Dativo da Guarda Civil de Sorocaba, Dr. Hélio Rosa Baldy Filho e da Ouvidora da Guarda Civil de Sorocaba, Srª. Rosmari Elias Neri Leite.
       O 1º Curso de Oficiais Inspetores de Guarda Civil, teve início no dia 03 de Março do corrente ano, visando atender as diretrizes do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal 13.022/2014), idealizado pelo Inspetor Comandante Geral da Guarda Civil de Sorocaba, Sr. Benedito da Silva Zanin, têm como objetivo, estabelecer uma padronização na formação de Oficiais Inspetores pertencentes à carreira de guarda civil, capacitados para comandar e apoiar seus subordinados no exercício de suas respectivas funções, estando aptos a chefiar ou coordenar equipes administrativas e operacionais, especializando-se em gestão da administração de guardas civis municipais, e em chefia e liderança para ser empregado junto ao efetivo sob o seu comando e no planejamento estratégico das ações integradas e operacionais e na pesquisa para o aprimoramento da corporação. Dentre às 320 horas/aulas previstas no período de 01(um) ano, além das disciplinas pertencentes à grade curricular, estão agendados no decorrer do curso, uma vez ao mês palestras, sendo já realizadas até o momento por ilustres representantes convidados do Poder Judiciário, Forças Armadas, Polícia Técnico Científica, Especialista em Guarda Civil discorrendo sobre o Estatuto Geral das Guardas Civis – Lei Federal nº 13.022/2014 e esta brilhante explanação do Ministério Público.

enviado por Simone Liuti Rosa
Relações Comunitárias GCM Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário